quinta-feira, 27 de julho de 2017

Ressurgência Costeira

Por Gabrielle Souza

   Você já ouviu falar no fenômeno chamado “Ressurgência”? Sabe do que ele é capaz? Hoje no Descomplicando Netuno nós vamos explicar para você!


   Ressurgência também conhecida como “upwelling” (em inglês) consiste no afloramento da água fria e profunda para a superfície. Próximo da costa, este fenômeno ocorre, principalmente, por causa da ação dos ventos, que ao soprar paralelamente a costa, empurram a água da superfície fazendo com que ocorra a substituição da mesma pela água profunda. A figura abaixo ilustra como este processo ocorre. Mas não é qualquer vento que pode gerar a ressurgência! Ele precisa ter a direção certa, e estar no lugar certo!

Imagem adaptada: National Oceanic and Atmospheric Administration U.S. Department of Commerce (NOAA). Fonte: https://oceanservice.noaa.gov/facts/upwelling.html

   Mas você já se perguntou qual a importância da ressurgência?! A água profunda ajuda na “fertilização” das águas superficiais, pois é rica em nutrientes (Post sobre fertilização). Assim sendo, o processo de ressurgência auxilia na manutenção da cadeia alimentar. E como isso funciona?! Na cadeia trófica marinha os organismos estão localizados em níveis, ou seja, o fitoplâncton como produtor primário, serve de alimento para o zooplâncton, que serve de alimento para diversos peixes, que servem de alimentos para predadores de topo de cadeia, como, por exemplo, os tubarões. Deste modo, a ressurgência reflete na produção de peixes, pois quanto mais nutrientes disponíveis, maior a quantidade de fitoplâncton e consequentemente maior a quantidade de zooplâncton, aumentando a quantidade de alimento para os peixes. 

   Na costa brasileira, o principal ponto de ressurgência é a região de Cabo Frio, no estado do Rio de Janeiro. Durante o verão com o aumento da frequência e intensidade dos ventos de nordeste as águas profundas afloram e ficam mais frias nesta região. Por isso, por mais calor que esteja, dar um mergulho é tão sofrido em diversas praias fluminenses.


Para saber mais: 





Referências

GEOGRAPHIC, National. Upwelling: Upwelling usually results in rich fisheries.. Disponível em: <https://www.nationalgeographic.org/encyclopedia/upwelling/>. Acesso em: 15 jul. 2017.

SCHOOLS, Science Education Through Earth Observation For High. Quando a água retorna do fundo do oceano.Disponível em: <http://www.seos-project.eu/modules/world-of-images/world-of-images-c03-p21.pt.html>. Acesso em: 15 jul. 2017.

COMMERCE, National Oceanic And Atmospheric Administration U.s. Department Of. What is upwelling?: Upwelling is a process in which deep, cold water rises toward the surface.. Disponível em: <https://oceanservice.noaa.gov/facts/upwelling.html>. Acesso em: 15 jul. 2017.

LALLI, Carol M.; PARSONS, Timothy R.. Biological Oceanography An Introdution. 2. ed. Vancouver, Canadá: The Open University- Set Book, 1998. 337 p. Elsevier Butterworth-Heinemann.

SILVA, Gustavo Leite da et al. ESTUDO PRELIMINAR DA CLIMATOLOGIA DA RESSURGÊNCIA NA REGIÃO DE ARRAIAL DO CABO, RJ. -, Rio de Janeiro, p.1-11. Disponível em: <http://www.enapet.ufsc.br/anais/ESTUDO_PRELIMINAR_DA_CLIMATOLOGIA_DA_RESSURGENCIA_NA_REGIAO_DE_ARRAIAL_DO_CABO_RJ.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário